O uso de receptores digitais (chamados set-top box, ou STB), que permitem levar vários tipos de conteúdo aos TVs, está se espalhando rapidamente pelo mundo.
A mais nova pesquisa da empresa especializada FutureSource, divulgada esta semana, mostra que em 2013 esse mercado atingiu um total de US$ 20 bilhões, o que representa quase 50% sobre os números de 2012. Essa categoria de produto inclui tanto os receptores de TV paga quanto os avulsos, como Apple TV, Roku, Hulu etc.
O dado que mais impressionou os pesquisadores foi a expansão do uso de receptores de alta definição, comprovando que a maioria dos usuários não abre mão da imagem de melhor qualidade. "Nada menos do que 53% das vendas dos fabricantes no ano passado foi de STBs HD", revela Jack Wetherill, analista sênior da FutureSource. "O único problema é que ainda há uma grande disparidade regional nessa distribuição. Na América do Norte, por exemplo, o percentual é de 95%, enquanto na América Latina e no Oriente Médio, apenas 28% e 35%, respectivamente", explica Wetherill.
No total, os países emergentes encomendaram 70% da produção de STBs, mas somente a China foi responsável por 44% dos pedidos. Ainda assim, Wetherill acredita que o mercado mundial como um todo irá adotar maciçamente esse tipo de produto nos próximos anos, pela facilidade que oferece aos usuários. Os receptores digitais permitem acessar tanto conteúdos de áudio e vídeo quanto material da internet, conectando-se a diversas fontes ao mesmo tempo. Além de simplificar as conexões, os STBs facilitam o controle por parte do consumidor.
Outro dado interessante apontado na pesquisa é o crescimento dos dispositivos de gravação do tipo DVR (Digital Video Recorder). Do total de STBs vendidos em 2013, 16% traziam esse recurso, contra apenas 7% em 2012.
Copyright@2014 DECOS CLUB