O mercado global de TV por assinatura gerará US$ 280,4 bilhões em faturamento em 2014, aponta estudo da ABI Research. A base total de assinantes ao final do ano deve ser de aproximadamente 936,4 milhões de lares, sendo que 45% devem ter acesso a conteúdos em HD.
Segundo a empresa, a ultra-high definition começa a despertar atenção dos assinantes e do mercado, citando os esforços de produção e transmissão em 4K da final da Copa do Mundo pela Globosat. O campeonato de futebol, aliás, é apontado como um dos pontos a contribuir no aumento de receita neste ano.
A previsão da ABI Research é de que o mercado global de TV paga chegue a 1,1 bilhão de assinantes em 2019, com crescimento sobretudo nos mercados da Ásia/Pacífico e da América Latina. O faturamento com o serviço deve ser de US$ 331 bilhões em 2019.
EUA
O estudo, atualizado trimestralmente, aponta que as operadoras de cabo nos Estados Unidos continuam a perder base, mas agora em desaceleração. Embora o mercado global de cabo continue a crescer, nos Estados Unidos a base de assinantes encolheu 4% em 2013, principalmente por conta da concorrência com serviços alternativos. No primeiro trimestre deste ano, no entanto, a queda na base foi menor. A base das principais operadoras de cabo perdeu 7 mil assinantes no período, contra 200 mil no trimestre anterior.
A ABI Research aponta serviços inovadores, como o X1, da Comcast, que conta com armazenamento da nuvem dos programas do assinante, que pode assisti-lo em diferentes dispositivos.