quinta-feira, 26 de junho de 2014

Open DNS Aplicativo Deixe Sua Internet Rápida Para usa IKS

Nenhum comentário


Configurando a OpenDNS em cada PC individualmente (Windows Vista)

Quem nunca reclamou da velocidade de sua conexão com a internet é um afortunado. E pode parar de ler esse post neste ponto, já que a dica do dia é para os usuários que querem tentar uma forma de fazer com que o carregamento das páginas ocorra mais rapidamente.
Para isso, primeiro é preciso entender como o DNS (ou Domain Name Servers) funciona. Se você tem um site, certamente já teve que esperar o DNS propagar, mas para a maioria das pessoas esse elemento da internet fica completamente despercebido.
Basicamente, quando você acessa um site através do endereço dele (como http://tecnoblog.net) ou endereço de e-mail (como noreply@tecnoblog.net), na verdade esses nomes são apenas para facilitar a memorização. Ao pressionar o botão “Ir” do seu navegador, ele faz a requisição de acessar o site e começa a procurar o endereço real, que é um conjunto de números: o IP (o IP do servidor do Tecnoblog, no momento em que esse post foi escrito, era 70.32.75.243).
Como eu disse, isso é invisível para a maioria de nós. A grande possibilidade de acelerar a conexão a partir do uso de um provedor de DNS decente é que ele faz com mais facilidade o caminho entre o endereço do site, em palavras, e a localização do servidor do site, em números.
Sempre que o usuário faz sua conexão com a internet, utiliza como padrão o provedor de DNS do prestador de serviço de internet. Quem se conecta pela internet discada do Ig, por exemplo, acaba utilizando o provedor de DNS do próprio Ig; quem se conecta via Speedy, a banda larga da Telefônica, utiliza o provedor de DNS da própria Telefônica. O problema é que os serviços de DNS desses provedores geralmente são lentos e não se mantêm atualizados, de modo que demora demais para que o acesso a um site seja feito.
Pensando nisso, foi fundada em 2006 a OpenDNS. É uma empresa de interne que presta somente o serviço deresolução de DNS. Eles possuem um enorme banco de dados, que armazenam as requisições e as tornam muito mais rápidas. Sem falar que possuem seis servidores centrais nos Estados Unidos e no Reino Unido (quando os provedores de internet brasileiros costumam ter apenas um servidor desse tipo).
Entendendo toda essa parte sobre como DNS funciona e qual é o objetivo da OpenDNS, vamos à parte prática: trocar o provedor de serviço DNS padrão da sua conexão pelo oferecido pela OpenDNS é simplíssimo. Pode ser feito de duas maneiras: no firmware do modem, ou nas configurações do computador.

OpenDNS no modem/roteador

Para quem usa internet banda larga, a melhor opção é inserir as configurações da OpenDNS no próprio modem. Como os softwares que os modems rodam são bastante diferentes, fica complicado dizer como fazer a alteração em cada aparelho existente no mundo. O importante é procurar algo como “DNS Setup” ou “DNS Configuration”.
Configurando a OpenDNS no modem D-Link G624T
Em casa eu uso o modem/roteador D-Link G624T. A configuração nele fica como na imagem acima. Na primeira linha para inserir o servidor DNS, eu coloquei208.67.222.222. Na segunda linha, insira 208.67.220.220. Após confirmar as informações e pressionar “Apply”, o modem já está usando a OpenDNS como serviço de DNS padrão – e para todos os computadores da rede.
A OpenDNS montou uma enorme lista com os principais modems e roteadores vendidos atualmente. Ainda que seja em inglês, dá para visualizar nessa página como configurar o seu aparelho.

OpenDNS no computador

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial